Qual a importância do jateamento para a durabilidade da pintura na estrutura metálica?

Qual a importância do jateamento para a durabilidade da pintura na estrutura metálica?

A preparação da superfície é a etapa mais importante para o bom desempenho da pintura da estrutura metálica evitando assim manutenções futuras.

Preparação da Superfície: Jateamento com granalha de aço 

O jateamento com granalha de aço é o principal processo de preparação de superfície da estrutura para receber as camadas de tinta. Esse método garante de forma mais eficaz do que a limpeza manual que todos os materiais contaminantes, oxidação e carepa de laminação sejam eliminados.

Além de promover a limpeza do aço, o jateamento cria uma etapa importante para a aderência da tinta: a rugosidade.

Perfil de Rugosidade

O perfil de rugosidade (ou perfil de ancoragem) criado pelo jateamento deve ser determinado com antecedência levando-se em consideração o ambiente e o tipo de utilidade da estrutura.

Depois de especificado previamente, esse deve ser cuidadosamente inspecionado e controlado, pois se não for executado de forma correta poderá trazer problemas de durabilidade da pintura.

Medida da Rugosidade 

A forma mais eficaz de medição do perfil de rugosidade é feita através de um equipamento chamado rugosímetro.

Esse relógio comparador possuí uma agulha na superfície inferior, e uma escala graduada em um (micrometro).

Após calibrado, deve ser colocado sobre a superfície jateada, a superfície plana do aparelho se apoia sobre os picos, e a agulha desce até o vale, a diferença entre esses pontos representa a medida da rugosidade.

A Norma Sueca SIS 05 59 00-67, recomenda para as áreas expostas à corrosão atmosférica o grau de rugosidade Sa 2½ (jato ao metal quase branco), e é importante ressaltar que a limpeza manual ou mecânica (com escovas) não atingem o grau necessário.

Instagram

Instagram did not return a 200.

Categorias

×